Menu

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

chocolate meringue cake



Ingredientes:


·         240g chocolate negro, em pedaços
·         180g manteiga sem sal, em pedaços
·         2 ovos
·         4 ovos, extra, separados
·         ½ chávena (90g) açúcar amarelo
·         1 colher de chá de extracto de baunilha
·         ⅓ chávena (50g) farinha de trigo, peneirada
·         ½ colher de chá de fermento em pó, peneirada
·         ⅓ chávena (40g) amêndoa moída
·         1 chávena  (220g) de açúcar em pó
·         1 colher de chá de vinagre branco
·         3 colheres de chá de farinha de milho, peneirada
·         ¼ chávena (25g) cacau em pó, peneirado, mais algum extra, para peneirar no fim, sobre o merengue





 Como? Assim:

 Pré-aqueça o forno a  160ºC. Unte uma forma de 24cm de diâmetro,  forre o fundo com um circulo de papel vegetal e reserve.

Numa caçarola junte o chocolate negro e manteiga a derreter em lume brando e vá mexendo até derreter e ficar com uma consistência macia e homogénea.

Deixe arrefecer ligeiramente. Numa taça junte os 2 ovos, mais as 4 gemas extra, o açúcar amarelo e a baunilha e bata com a varinha mágica até ficar pálido e espesso. Leva cerca de 3 a 4 minutos.


 A esta massa espessa juntamos a mistura de chocolate, a farinha, o fermento e o miolo de amêndoa e envolvemos cuidadosamente com uma espátula.
Deitamos a mistura na forma já preparada e deixamos no forno por 35 a 40 minutos. Retiramos do forno e reservamos.

Aumentamos a temperatura do forno para 180ºC.
 Numa taça limpa de gordura colocamos a 4 claras extra e batemos com varas até formar  picos macios. Gradualmente juntamos o açúcar em pó e continuamos a bater com varas até dissolver o açúcar. Juntamos o vinagre  e batemos por mais 2 a 3 minutos até o merengue ficar espesso e brilhante.
Envolvemos a farinha de milho e o cacau em pó no merengue  e com uma colher vertemos o merengue sobre a base do bolo (esta tem de estar morna). Volta ao forno por mais 20 a 25 minutos ou até o merengue estar dourado e crocante.

Devemos deixar o bolo à temperatura ambiente por 15-20 minutos até desenformar e arrefecer completamente antes de levar ao frio.
Empoa-se com o cacau peneirado para servir.

É suposto o bolo ter um ar rústico e assimétrico – não se alarme se estalar ou abater.


0

terça-feira, 14 de outubro de 2014



Para os suspiros:
250g de açúcar em pó
250g de açúcar refinado
40g de cacau em pó
8 claras

Para o mousse de chocolate:
500g de chocolate meio amargo
450g de natas
80g de açúcar
4 claras

Suspiros:
Deite o açúcar em pó e o cacau em pó numa tigela. Em seguida, bata as claras em neve. Para isso, mantenha a velocidade baixa, até a mistura começar a espumar. Junte um pouco do açúcar refinado e continue a bater.
Quando o conteúdo formar picos moles, adicione o restante do açúcar aos poucos, sem parar de bater. Desligue a batedeira.
Desligada a batedeira, adicione o açúcar em pó e cacau em pó às claras em neve e misture tudo com uma colher, delicadamente.
Com a ajuda de um saco, preencha os círculos desenhados no papel, com a massa que obteve. Para isso, faça um caracol em cada círculo.
Leve ao forno para a 120ºC (temperatura baixa) durante 1 hora.
Preste atenção à temperatura do forno, que deve se manter baixa. Quando os suspiros estiverem prontos, retire do forno e deixe esfriar.

Mousse:
Parta o chocolate e misture-o com o leite. Depois, derreta em banho-maria, ou no micro-ondas. Separadamente, bata as natas, até adquirirem a consistência de chantilly. Coloque numa taça.
Mais uma vez, bata as claras em neve e, depois, junte-as ao chocolate derretido e misture delicadamente com uma colher. O próximo passo é despejar as natas batidas mistura e voltar a mexer com a colher.

Finalização:
Acerte os discos de suspiro com uma faca, para que eles fiquem simétricos. Em seguida, coloque um dos discos sobre o recipiente final, em que servirá a sobremesa, e despeje parte do mousse de chocolate.
Ponha outro disco de suspiro sobre o mousse e repita o processo de recheio. Coloque o terceiro disco sobre o mousse.
Para finalizar, cubra toda a superfície do bolo e as partes laterais com o creme restante. É importante trabalhar rapidamente na montagem, para que o mousse não endureça. Leve ao frigorífico por 30 minutos e sirva.
Caso prepare a sobremesa para o dia seguinte, deixe-a no frigorífico e retire apenas uma hora antes de servir.
0

Ao fim da tarde uma das raparigas liga a dizer que está cheia de saudades e que vem jantar. A outra não podia porque estava cheia de trabalho.

Um esporão no calcanhar direito mais  a respectiva fascite plantar têm-me dado cabo dos dias e é com muita dificuldade que cozinho ou me aguento em pé ao fim do dia. Já tinha bifes  a descongelar mas ... o improviso é o meu nome do meio. Mas uma delas detesta pescada e salsa e coentros e ... desta vez introduzi alteração: ovos escalfados para gulosas. Nada de ervas e as dores no pé eram tantas que picar alho ... não consegui. Eu precisava mesmo de uma comida que se fizesse sozinha, em  lume fraco.

Vai daí, cataplana de pescada para todo o mundo e eu de pezinho no sofá.
Servi com gressinos de sementes de sésamo.
E afinal a outra safou-se do trabalho e também veio jantar e todos comeram pescada que se lamberam e todos - até o meu renitente filho se rendeu à maravilha de um ovo escalfado numa tomatada avinagrada - adoraram os ovos escalfados.







Usei:

- 1 cebola média, às rodelas
- 8 batatas médias, partidas ao meio
- 8 lombos de pescada
- 4 ovos
- tiras de pimento vermelho e amarelo
- 2/3 chávena de polpa de tomate
- 2/3 chávena de vinho branco
- 1/4 chávena de vinagre
- 1/2 chávena de azeite
- sal e pimenta a gosto


0

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels