Menu

sábado, 7 de setembro de 2013

Cataplana de tintureira





 A minha filha começa a gostar de cozinhar, lá do alto dos seus 8 anos.
Eu fui partindo e tratando dos ingredientes e ela foi juntando à cataplana com o meu avental posto e armada com uma colher de pau de cabo longo, por medida de precaução :)


Usámos:
3 postas de tintureira
1 cebola média picada
1 dente de alho
1/2 chávena de tomate seco em conserva e picado
1/4 chávena deve pimento assado de conserva
1/2 colher de sopa de sal
1/4 colher de sopa de pimenta
1/2 copo de vinho branco
Azeite e margarina
Vinagre

Numa cataplana (eu prefiro, mas também pode ser um tacho) refoga-se a cebola em azeite com um pouco de margarina. Quando estiver quase translúcida junta-se o alho picado e deixa-se alourar. Quando o alho começar a alourar "trava-se" o refogado com um borrifo de vinagre de vinho branco que vai ajudar a apurar os sabores. Junta-se o tomate e os pimentos picados grosseiramente bem como o sal e a pimenta. quando estiverem amolecidos juntamos o vinho branco (se usar um tacho não vai ter o nível de condensação de uma cataplana, pelo que é esta a altura de juntar também 1/2 copo de água). Submergem-se as postas de tintureira no refogado, tapa-se a cataplana ou o tacho e fica em lume médio durante 10 minutos.

Costumo coar o molho e servi-lo com a tintureira.

Acompanhámos com arroz branco de microondas ( 1 chávena de café por cada pessoa e 2 chávenas de café de água por cada chávena de arroz, temperado com sal aromático, pimenta e manteiga; por 15 minutos na temperatura máxima, mexendo com um garfo a meio da cozedura) e salada de alface.

Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels