Menu

sábado, 15 de março de 2014

Ameijoas à Bulhão Pato com massa



Foi uma semana e tanto a que passou. 
Entorses da mãe e do filho, comas induzidos da avó da prima e jantares combinados que se descombinaram. Mas a semana não havia de acabar sem que nos juntássemos os 5 à mesa e de improviso, que é sempre como sabe melhor.

E conchas com esparguete é prato muito apreciado lá em casa. Mas não havia esparguete suficiente e desta vez usei farfalle.

Usei:
- 2 kgs de ameijoa vietnamita congelada
- 1 cabeça de alhos
- 1/2 molho de coentros
- 1 copo de vinho branco
- sal e pimenta q.b.

- 1 pacote de massa Farfalle; ou à portuguesa: lacinhos.

Como?

Assim:
Numa panela pomos água a ferver com muito sal e um fio de azeite. quando borbulhar - ferver em cachão - juntamos a  massa e deixamos cozer por 8 minutos, até ficarem al dente. Depois de cozida escorremos e passamos por água fria para interromper o processo de cozedura para que não fique demasiado cozida e mole.

Usei a minha cataplana mas pode ser uma frigideira ou um tacho grande. Pomos azeite a fervilhar e lá para dentro mandamos dentes de alho esmagados que deixamos cozer no azeite. Não queremos que o alho frite, por isso quando começam a ameaçar aloirar juntamos as ameijoas, que se lavaram em água quente, e deixamos abrir. Quando estão abertas temperamos com sal e pimenta e juntamos os coentros grosseiramente cortados com um copo de vinho. Ferve mais 5 minutos até evaporar o álcool do vinho e ... estão prontas.

Numa travessa grande vamos misturar a massa e as ameijoas com todo o seu molho.

Polvilhamos com mais coentros e podemos servir.
De tão guloso que é, sirvo sempre com taças para as cascas à parte, porque é impossível não repetir!








Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels