Menu

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Empadão de bacalhau




O meu empadão de bacalhau ...
Quantidades para 8 pessoas ...
Cozo o bacalhau com pouca água, só mesmo a cobrir (para ficar mais intenso o sabor ;-) e com pele claro).
Enquanto o bacalhau coze ... vou descascando as batatas para o puré (podem comprar congelado ... mas eu tinah tempo e estava na minha melómana cozinha uiuiui ie: nas minhas 7 quintas para quem me conhece:D)) e ESQUEÇO-ME delas a cozer, lol
Yep! Sou preguiçosa a sujar loiça e n me apetecía passe-vite de maneira que deixei-as cozer muito bem em pouca água com sal e depois escorri-as (3 kilos delas, sorry, mas deviam ser) e pisei-as com um garfo ... mas enquanto coziam fui desfiando o bacalhau em lascas muito largas e grandes e reservei a água de o cozer.
Depois, no próprio tacho de cozer o bacalhau põe-se umas 100g de margarina a derreter com uma cebola picada muito fina e meia cabeça de alhos (n sei se já vos disse mas agora quase não pico alhos ... arranjei um ralador de alhos ... coisa fantastica ...) ralados ... não é para refogar é mesmo para amolecer e soltar o sabor do alho e o soro da cebola e por isso vao juntando aos poucos agua de cozer o bacalhau ... quando estiver bem cozida a cebola ... junto farinha e deixo engrossar mexendo sempre ... e depois diluo com leite ... alternando com a água de cozer o bacalhau (confesso que o camarão que tinha em casa era em miolo mas se tiverem com casca cozam na água do bacalhau porque ainda fica mais gostoso)
E portanto ficamos com um molho branco ...em quantidade apreciável,  foi quase um litro de leite ehehhe ao qual se junta o bacalhau desfiado e coentros picados!!!!!!!! Ahhhh e sal e pimenta!!!!!!!!!!!!!
Depois é fazer o puré com noz moscada, e reservar duas metades para duas camadas:
Uma camada de puré e depois o "entremeio" de bacalhau, por cima do entremeio as gambas cruas (ou cozidas e descascadas) e depois mais uma camada de puré.
Bate-se um ovo que se espalha por cima do puré (uso uma colher de sopa ... as costas da colher para espalhar o ovo batido e ao memso tempo alisa o puré) e vai ao forno a aquecer - coze as gambas - e corar!!!
Pronto!
Tá feito!

Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels