Menu

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Leiteiras

Adoro  estas peças de alumínio!!!!!!!
Fazem parte das minhas memórias de infância!
Haviam em casa da minha avó materna, em Aveiro, e as minhas tias gémeas - as mais novas - eram as encarregadas de ir buscar o leite a casa do lavrador ...




A minha avó ficou viúva cedo com uma casa cheia de filhas solteiras! Cinco! O grupo da igreja reunia-se lá em casa: os ensaios do coro, dos teatros, das cegadas ... tudo era em casa da minha avó!

A minha avó pregava sustos às próprias filhas e às amigas destas! Punha um lençol por cima e fazia-se de alma penada numa viela que ficava perto de casa e pela qual as moças passavam para ir ao leite !!!!!!!!

No dia seguinte juntaram-se na casa da minha avó e lá começava o falatório:

- Ó Sra. D. Blandina, mas eu juro-lhe que vi aquela sombra preta no muro da viela! E ouvi um rumor! - lá afiançavam as moças
- Vós sois umas tolas é o que é - gozava o prato a minha avó - nem digam isso a ninguém! Almas penadas!
- E passos a arrastar Sra. D. Blandina! - dizia outra.

A tragédia da alma penada durou quase um inverno inteiro até ao Carnaval em que a minha avó não se conteve de riso - esperou as moças à saída de um baile - e ela própria apalpou uma das sobrinhas por trás na dita viela e a moça gritava: "Vade retro, Satanás! Vade retro!"

E a minha avó disse-lhe perdida de riso:

- Ó rapariga o diabo sou eu, a tua tia, e de retro já eu venho!!!!!!!!!!!

A história termina com as moças envergonhadas e a minha avó com uma crise severa de incontinência de tanto rir!!!!!!

Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels