Menu

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Bacalhau Crocante de Cajú



Na verdade deu-me para adaptar do BACALHAU COM ESPARGOS VERDES E PIMENTA VERDE.
Mais rápida, menos saudável ahahhahah, de sabor diferente porque é mais acidulado no recheio e vem contrastar com o crocante adocicado do caju.

Mas que caiu bem pela surpresa da diferença.
Sobretudo quando se junta uma grupeta de família e amigos, para um jantar volante, tardio, babados e  felizes com as artes de Talma dos respectivos petizes.

Usei:

- 4 postas de bacalhau muito alto e muito grandes, cozido em água aromática e desfiado, reservo metade da água da cozedura
- 2 pacotes de batata palha, dos grandes
- 1 molho de espargos verdes picados em crú
- 1/2 frasco pequeno de azeitonas pretas hidrogenadas (das gulosas), descaroçadas, picadas em crú
- 2 litros de molho branco
- 1 + 1/2 pacotes de queijo ralado para cobrir o meu tabuleiro
- 250 gr de cajú, picado para cobrir o queijo ralado


Como?

Começo pelo molho. Faço em duas vezes. O trivial. O meu trivial. A chávena de farinha cozida em 2/3 de chávena de margarina, com um litro de leite, aos poucos e água da cozedura do bacalhau a olho. Mexido com varas. Sempre. Sal e pimenta a gosto. Sal descontado do que se vai juntar do resto dos ingredientes.
Não há noz moscada e leva água. Mais leve e sedoso que o béchamel. E com o sabor do ingrediente principal.



Num tacho enorme, envolva-se o bacalhau desfiado depois de cozido, os espargos e as azeitonas picados no dito do molho. Rectifique-se de sal e pimenta.

Junte-se a batata palha que se deixa ensopar no molho mas ... o segredo é realmente o equilíbrio do rácio batata palha/molho. Se por um lado não queremos sentir a batata palha crocante no molho ... também não queremos uma argamassa pronta para armar uma vedação de tijolo... e isto não é fácil de conseguir. 

Repousa uns 5 minutos já no tabuleiro de forno, coberto de queijo ralado e por cima do queijo, o caju picado e salpica-se o caju com sal refinado.

Vai ao forno a 250ºC - o mais forte que houver - porque não podemos sobre-gratinar frutos secos, não pode queimar o caju porque senão vai tudo para o caixote do lixo, está o prato estragado (mesmo, não tem salvação porque esta cobertura fica uma pastilha crocante de boaaaaaa e gulosa que é difícil de tirar) e por outro lado não pode ficar em lume baixo porque senão leva muito tempo a dourar e ficamos com a dita argamassa para assentar tijolo.


Princesa Violeta casou com o moço plebeu sob o olhar babado de família e amigos graças a intervenção de Santa Galinha.

Agendada ficou uma bela duma cabidela. 
Com calor, mergulhos e movies ao ar livre noite adentro.
Na lezíria. 



Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels