Menu

quarta-feira, 19 de março de 2014

Bolos de gelatina

Estes são a alma da festa e uma mesa de festa sem um bolo de gelatina num prato de pé ... não tem glamour, não tem ... brilho.




Os segredos do negócio da gelatina montada


Forma: Antes de encher a forma esta deve toda ser limpa no seu interior com um guardanapo de papel embebido em óleo alimentar. A gordura que fica nas paredes da forma vai ajudar a desmoldar o bolo.

Gelatina em geleia forte: Para moldar gelatina ou inserir outros alimentos (fruta, gomas, etc) dentro da gelatina temos de esperar pela fase intermédia de formação da gelatina, no frigorífico. A gelatina tem de encorpar sem solidificar. Isto é: não deixamos solidificar por completo e aproveitamos para moldar quando está com a consistência de uma geleia forte. Só assim vai conseguir suster o peso dos alimentos sólidos.

Solidificação garantida: Dissolver com-ple-ta-men-te a gelatina na água a ferver e só depois juntar a água/leite/natas/leite condensado/sumo frio. Roubar sempre um bocadinho de quantidade ao líquido que se adiciona frio.

Desmoldagem: 10 e só 10 segundos num banho-Maria de água a ferver. Esperar mais 5 segundos fora da água quente para o calor acabar de irradiar e só depois virar a forma sobre o prato de servir.



  O trivial

foto da net, créditos de autor desconhecido

Uso:
Pêssego em calda.
Gelatina de pêssego: 2 caixas (4 pacotes).
Leite 250ml ou um pacote de natas não batidas.

Lindo com morango e gelatina de morango. Ananás idem. Kiwi aspas, aspas. Groselhas, cerejas, amoras e mirtilos, igual.

Como?
Assim:
 Para a base translúcida de pêssego: 1 caixa ( 2 pacotes) que se fazem com água como manda no pacote. Vai ao frio até ao ponto de geleia forte numa taça.

Na forma de molde dispomos uma leve camada de gelatina em ponto de geleia e por cima dispomos o pêssego que acabamos de cobrir com o resto da gelatina translúcida em ponto de geleia. Vai ao frio. E deixamos solidificar.

Para o friso/base opaco: 1 caixa (2 pacotes) de gelatina de pêssego que se fazem como diz no pacote excepto que em vez de juntar água fria, juntamos leite frio (colesterol a quanto obrigas) ou natas não batidas.



     O ex-libris

foto da net, créditos de autor desconhecido

Uso:
½ litro de sumo de morangos liquidificados.
Gelatina de morango: 2 caixas (4 pacotes).
2 pacotes de natas batidas em chantilly envolvidas em morangos esmagados. Serradura de bolacha Maria.

Como?
Assim:
Para a base de morango gelatinado: 1 caixa ( 2 pacotes) que se fazem com o sumo puro de morango no lugar da água fria. Vai ao frio na forma de molde e deixamos solidificar. dispomos uma leve camada de gelatina em ponto de geleia e por cima dispomos o morango que acabamos de cobrir com o resto da gelatina translúcida em ponto de geleia. E deixamos solidificar no frio.

Para o friso/base de mousse de morango: 1 caixa (2 pacotes) de gelatina de pêssego que se fazem como diz no pacote excepto que em vez de juntar água fria, juntamos natas batidas em chantilly e com morangos esmagados envolvidos no belo do chantilly.
Verte-se por cima do anterior preparado que entretanto já solidificou. Deixamos solidificar o friso que cobrimos com uma serradura de bolacha Maria.

Quando desenformamos ficamos com um falso cheesecake cheio de … tchanaaaaannnnnnnnnn.



   A versão mais doce

foto da net, créditos de autor desconhecido

Uso:
Morangos
Gelatina de morango: 2 caixas (4 pacotes).
1 lata de leite condensado light
A lata de leite condensado com leite frio

Como?
Assim:
Para a base translúcida de morango: 1 caixa ( 2 pacotes) que se fazem com água como manda no pacote. Vai ao frio até ao ponto de geleia forte numa taça.

Na forma de molde dispomos uma leve camada de gelatina em ponto de geleia e por cima dispomos os morangos tirando partido do relevo da forma. Cobrimos os morangos com o resto da gelatina translúcida em ponto de geleia. Vai ao frio na forma de molde. E deixamos solidificar.

Para o friso/base opaco: 1 caixa (2 pacotes) de gelatina de pêssego que se fazem como diz no pacote excepto que em vez de juntar água fria, juntamos o leite condensado e o leite frio.






Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels