Menu

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Lulas guisadas com batata



Por motivos de saúde tenho andado meia arredada das lides culinárias. E obrigo-me aos fins de semana, aos bocadinhos - quando me sinto bem e sem dores nos músculos ou nos ossos - a deixar comida pronta para a semana, posto que até agora consegui sempre trabalhar.

Um prato completo, que não me obrigue a fazer acompanhamentos é tudo o que de melhor me pode acontecer ao fim do dia quando aquelas "boquinhas mai queridas" me perguntam, assim que entram no carro: "o que é o jantar mãe?"



Usei:
- 0.5 dl de azeite
- 4 dentes de alho
- 1 cebola média picada
- 1 folha de louro
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate; ou tomate seco conservado em azeite
- 1 chávena de vinho branco
- 2 chávenas de água
-1 pacote de lulas congeladas
- 8 batatas roxas médias em cubos
- 1 molhos de salsa picada
- 2 ramos de orégão fresco (podem usar cravo-da índia ou noz moscada, sem medos nem receios)
- sal e pimenta, a gosto (eu gosto de uma malagueta ... mas tenho crianças ...)

Como?
Faz-se um refogado, com a cebola, com o louro e com os alhos, que se deixa apurar com a polpa de tomate, sem queimar. Junta-se o vinho branco, as lulas e as batatas, tudo ao mesmo tempo, aconchegando tudo no tacho com ajuda de uma colher de pau. Se quiser pode juntar nesta altura, ervilhas e cubinhos de cenoura. As dores que tenho nos ossos das mãos não mo permitiram. Fica para a próxima.

Alternativamente podem juntar as lulas apenas nos últimos 3 minutos de cozedura das batatas ... porque como sabem os gasterópodes (lulas, chocos, polvos e afins) têm um ciclo de cozedura muito próprio: cozinham nos primeiros 3 a 5 minutos, seguidamente ficam duros e só depois de uns bons 30 a 45 minutos voltam a ficar tenros, mas eu já só queria era ter a empreitada feita.

Assim que o álcool do vinho branco evaporar, temperamos com sal e  pimenta a gosto e juntamos os dois pés de óregãos. Logo de seguida vertemos as duas chávenas de água, mexemos e tapamos. A meio da cozedura das batatas juntamos a salsa picada e envolvemos. 

As lulas foram virando lulinhas porque ficaram a cozer mais tempo e o resultado está no frigorífico para amanhã à noite.

Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels