Menu

terça-feira, 8 de abril de 2014

Bacalhau com migas de broa ou Bacalhau de amamentar







Na minha família ainda há a tradição de que "mulher que acaba de dar à luz, quer-se bem alimentada", isto é: com comida cuidada para que o leite da mãe seja de qualidade e abundante.

Vai daí que ... canja de galinha com miúdos, ovos e oveiro, galinha corada no forno, cabrito e borrego assado sem tempero assanhado, polvo no forno e ... o indispensável bacalhau.

"Leite materno de qualidade não dispensa bacalhau".

Pois tenho a dizer que me lambuzei com este bacalhau ... a que decidi juntar migas de broa de milho: o milho vem do meu lado cagaréu/aveirense e as migas ... da minha talentosa avó paterna dos meus filhos, alentejana.
É um bacalhau escaldado que vai ao forno com batatas cozidas com pele, esmurradas, numa cama de cebolada, refogada.

Quando o bacalhau está assado, em cima de cada posta, leva migas de broa que se deixam tostar no grill do forno.

E sim, é guloso!

E ainda hoje se fala naquele almoço de aniversário, de bacalhau com migas de broa que deixou os meus tios gulosos de tal modo saciados/enfartados que até o marisco dispensaram à hora de jantar ahahhahhahahh

E acho que vou repetir para o almoço de Páscoa ... agora que o meu filho já tem 12 anos e ... adora migas!


Usamos:
- 5 postas de bacalhau
- 10 batatas com casca
- 6 cebolas às rodelas
- 6 dentes de alho, fatiados
- 2 folhas de louro
- azeite

Para as migas:
- 1 broa de milho, bem esfarelada e da qual não vamos querer o lar (ie: o solo/chão/parte de baixo do pão), nem as crostas, que ainda assim reservamos para acompanhar o prato;
- 1 cabeça de alhos picados
- azeite
- água de ferver o bacalhau
- 1 ovo batido, para ligar
- sal e pimenta q.b.
- coentros picados

Como?

Assim:

Passamos as batatas por água para lavar as impurezas que ficam na casca.Num tacho com água e sal vamos pôr as batatas com  casca, a cozer.  Noutro tacho vamos escaldar o bacalhau, rasado de água com sal.

Enquanto isso, noutro tacho, vamos cobrir com azeite as rodelas de cebola, as folhas de louro e os alhos fatiados até estrugir.

Num tabuleiro grande  vamos dispor a cebolada e reservamos o azeite em que estrugiu. Por cima da cebolada vamos pôr as postas de bacalhau escaldadas e rodeadas pelas batatas cozidas e bem esmurradas, com rachas mesmo. Regam-se o  bacalhau e as batatas com o azeite de estrugir a cebola que havíamos reservado antes. Leva-se ao forno em lume forte.

Enquanto o bacalhau está no forno, num tacho de barro, vamos fazer as migas de broa de milho.

Num fundo de azeite vertemos os alhos picados e antes que amareleçam juntamos um pouco da água de cozedura do bacalhau e deixamos fervilhar por uns bons 10 minutos para extrairmos o sabor do alho para o azeite. Seguidamente juntamos a broa esfarelada e incorporamos. Depois vamos juntar a esta, a água de cozer o bacalhau a ferver em quantidade que permita ficar com uma textura macia mas ainda assim consistente. Ligamos em seguida com um ovo batido, sempre a mexer e temperamos com sal e pimenta, a gosto.
Juntamos os coentros picados e, retirando o tabuleiro que está no forno, vamos dispor duas colheres de sopa de migas de broa em cima de cada uma das postas de bacalhau. Volta ao forno para tostar as migas, agora com o grill ligado.


Hmmmm ... sinto-lhe o cheiro.

Acompanha com vinho tinto e salada de alface e cebola.



Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels