Menu

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Lemon curd crostado

Por acidente, e porque adicionei o açúcar antes do tempo, o merengue que costumo deitar por cima do meu lemon curd, não subiu ao bater com a varinha mágica.
 
Vai daí, criei esta manhã no meio da azáfama e da correria de vir para a baixa lisboeta em dia de greve de metro, uma cobertura fininha mas crostada que convém registar para memória futura.
 
Usei:
 
para a base:
- 2 pacotes de bolacha digestiva, triturada
- 1 pacote de manteiga
 
para o lemon curd:
- 1/2 chávena de açúcar
- raspa de 2 limões
- sumo de 1 limão
- 1/2 chávena de manteiga derretida
- 6 gemas
- 1 colher de sopa de farinha maizena
 
para o crust:
- 6 claras em castelo
- 1 pitada de sal
- 1 chávena de açúcar
- 2 colheres de sopa de farinha
 
Como?
 
Assim: pré-aquecemos o forno a 150ºC e mãos à obra!
Misturamos a bolacha triturada com a manteiga e levamos ao frio. De seguida vamos tratar do curd de  limão.
 
Numa caçarola juntamos todos os ingredientes do curd, em lume brando, excepto as gemas de ovo e a farinha maizena. E mexemos somente até ligar, sem deixar aquecer muito. De seguida vamos adicionar as gemas, uma a uma, mexendo sempre para não talhar. Quando tivermos um molho homogéneo juntamos a farinha maizena e batemos com varas para prevenir a formação de grumos e deixamos levantar fervura retirando imediatamente do lume. Deixamos arrefecer no balcão, sobre pedra fria.
 
Numa tigela misturadora pomos no fundo uma pitada de sal e juntamos as claras que batemos até formarem bolhas pequenas e, continuando a bater, vamos juntando o açúcar devagar e depois do açúcar estar incorporado juntamos a farinha em neve.
 
Retiramos a massa da base do frio e moldamos, com as mãos passadas por óleo, ao fundo de uma tarteira/travessa. Por cima vertemos o curd e por cima do curd, o crust.
 
Levamos ao forno até crostar!
 

Sem comentários:

Pomme

authorHello, my name is Sandra.
Learn More →



Translate

Labels